16/03/2021

A “era das telas” e a saúde dos olhos

Compartilhe:

Já parou para pensar quantas horas por dia você passa em frente a uma tela? Somando celular, computador ou TV, dependendo do seu trabalho, é bem possível que este número ultrapasse facilmente 8 ou 10 horas. E o que isso tem a ver com a internet e a Coprel Telecom? Bem, a necessidade cada vez maior de estarmos conectados para desempenharmos as mais simples atividades do dia a dia e do nosso trabalho nos faz passar muito mais tempo de olho no celular ou no computador, e a Coprel Telecom se preocupa com o bem-estar de seus clientes!
A tecnologia dos equipamentos (TV’s e computadores, principalmente) evoluiu muito para proporcionar melhor conforto visual para as pessoas. Na década de 90, era muito comum o uso de protetores de tela: um dispositivo colocado em frente aos monitores de tubo para proteger os olhos da luz fortíssima que era emitida pelos computadores da época, como podemos observar na nostálgica foto reproduzida da internet.

Hoje, a tecnologia de tela plana, telas em LCD, plasma, OLED, etc., proporciona maior conforto visual, no entanto, o número de horas que utilizamos também aumentou. A história de que ficar muito tempo usando o celular, computador ou assistindo TV pode prejudicar a visão não é só conversa das mães desesperadas para que os filhos larguem um pouco estes aparelhos.
Os principais sintomas que podem ser percebidos a partir do uso prolongado de “telas” em geral são: secura ocular, dores de cabeça, visão cansada, turva ou desfocada e cansaço. Para se ter uma ideia, em situações normais, é comum uma pessoa piscar 30 vezes por minuto. Mas enquanto estamos concentrados no computador ou celular, essa velocidade cai para 9 vezes por minuto, em média.

Algumas dicas importantes para você manter a saúde dos olhos:

- Utilize colírios lubrificantes;

- Procure piscar com mais frequência;

- Faça uso da regra 20-20-20: A cada 20 minutos, pare por 20 segundos para olhar para o horizonte, ou pelo menos para espaços ou objetos a 20 metros de distância;

- Realize pausas durante o trabalho ou lazer em frente às telas: pelo menos a cada 2 horas, descanse alguns minutos, faça um alongamento para relaxar cabeça, ombros, pescoço e braços, olhe para a paisagem para descansar seus olhos.

- Em caso de persistência dos sintomas, consulte um oftalmologista!

A necessidade do trabalho e as opções de entretenimento fazem com que seja cada vez mais difícil desligar das nossas telas. Com a internet de qualidade da Coprel Telecom, com vídeos sem interrupção, carregamento rápido de páginas e jogos, não dá tempo de piscar, não é mesmo? Brincadeiras à parte, cuide da sua visão para ficar cada vez mais conectado - sem dor de cabeça e sem esforço para enxergar e aproveitar tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Compartilhe:

Verifique sua área de cobertura e assine agora!

Receba novidades e promoções exclusivas
+Termos de uso